Cantina

Home
Downloads
Quiz
Novidades
Entrevistas
Episódios

Databank :: Mos Eisley Cantina

    Mos Eisley é um lugar perigoso para quem não está habituado com a mais repugnante escória do Universo. Saiba mais sobre os personagens desta Cantina frequentada por ladrões, espiões, exilados que ficou famosa no EpIV.

    Lak Sivrak - O Wolfmen de Mos Eisley, um dos mais recentes refugiados da cidade, é um mistério mesmo para o poderoso Jabba, o Hutt. Muitas especulações tem sido feitas e supõe-se que ele deve ser um dos Wolfmen do Sistema Uvena, de uma tribo de caçadores sossegados que se distinguem na sua capacidade de sobreviver em mundos inexplorados. Somente os arquivos da Aliança Rebelde tem informaçoes de Lak. Na verdade ele foi um dos melhores exploradores do Império. Despreocupado com questoes políticas ele passou a maior parte de seu tempo registrando mundos inexplorados e hostis, distantes da civilização. Completamente esquecido da situação presente dos Rebeldes na Galaxia, Lak acabou ajudando algumas colônias da Aliança que foram expulsas de seus planetas de origem. Nesta experiência o Wolfman acabou sabendo da tirania Imperial e prometeu permanecer no silêncio sobre a localização Rebelde. Mesmo sem contar a localizaçao das colônias, entre tantas outras missões, o Império as descobriu e assim Lak foi considerado um traidor. Atirando em vários stormtroopers e conseguindo escapar o Império colocou uma recompensa pelo Wolfman, considerado um agente Rebelde.

    Labria - A ocupação de Labria é questionável. Se qualquer porto espacial tem um mascote bêbado, Labra é o de Mos Eisley. Num contrastante incrível com sua aparência ameaçadora, Labria é conhecido como um dos cidadãos mais patéticos da cidade. Ele, contudo, se considera um dos melhores informantes de Tatooine, vendendo informações ultrapassadas e inúteis a quem tenha dinheiro e queira comprá-las. É muito difícil saber quando Labria esta realmente bêbado ou então representando para obter informações. De qualquer maneira, qualquer um que o conheça sempre evita lhe falar qualquer coisa mais importante. Com isso o que quer que soe importante para Labria faz com que ele queira fazer negócio, e ele nem se importa em confirmar a fonte da informação, o que deteriora a confiança em sua palavra. Ainda assim Labria supre Garindan com muitas informações sobre Jabba. Infelizmente muitas informações falsas são propositalmente "vazadas" apenas para confundir.

    Ponda Baba - Como a maioria dos contrabandistas, Ponda trabalhou pela Galáxia saqueando e roubando pequenas coisas dos mais fracos. Ele experimentou uma parceria breve com Jothel Merrrit, mas ela foi interrompida repentinamente por Jodo Kast, um caçador de recompensas. Daquele dia em diante Ponda decidiu que o melhor seria trabalhar sozinho. Sua carreira prosseguiu tímida até o Aqualish encontrar o notório Dr. Evazan, com quem formou uma nova parceria.
    Enquanto fazia pequenos reparos em Truuzdann, um pequeno porto espacial no Sistema Corelliano, Ponda presenciou a entrada de Jodo Kast perseguido por Jodo Kast. O primeiro instinto de Ponda foi de vingar-se de Jodo e ele recolheu o Evazan em sua nave. Na verdade Baba queria atrair o Caçador de Recompensas, mas após pesar os prós e contras de trabalhar com Evazan, ele decidiu firmar a parceria e ambos começaram a aterrorizar o submundo galáctico como Ponda um dia sonhara.
    A confiança excessiva na reputação de Evazan foi a ruína de Ponda na Cantina. Ele resolveu arrumar briga com o jovem Skywalker, mas não contava com a presença de um Jedi para proteger o rapaz. Esperando qualquer reação desesperada de submissão, Ponda não páreo para o cõnfronto que se seguiu. Teve o braço direito cortado pelo Sabre de Luz de Obi-Wan Kenobi.
    Acredita-se que depois do ocorrido Ponda e Dr. Evazan tomaram o lugar de Han e Chewie nas tarefas que realizavam para Jabba, o Hutt.

    Figrin Da'n - Músico, mais conhecido como "Fiery Figrin", o Bith é provavelmente reconhecido como um dos maiores jogadores de Mos Eisley. Enquanto ninguém sabe exatamente em quanto está a fortuna de Figrin, fica claro que seus gostos são os mais caros: ele sustenta e gerencia quatro bandas e é proprietário de coleções musicais de primeira linha.
    Sem dúvida alguma Figrin está entre os mais conhecidos cidadãos de Tatooine, e isso faz com que ele crie amizades com qualquer um em um espaço rápido de tempo - o que lhe é muito útil. Considerado o seu Band Leader favorito por Jabba, Da'n tem consciência da incostância do Hutt e não se deixa levar e tem em mente o que custaria um passo em falso com o Lorde do crime.
    A raça Bith tem características peculiares: dedos opostos nas mãos, seus grandes olhos são desprotegidos e contam com uma íris frágil. Suas pequenas bocas são cobertas com sacos epidérmicos e seus narizes mal são percebidos entre os olhos. A aparência Bith se deve principalmente à sua evolução rápida e severa. Eles desenvolveram cérebros altamente complexos com grandes capacidades artísticas, músicais, linguísticas, além de um desenvolvimento considerável nas áreas científicas, seus olhos aguçados são próprios para lidar com microtecnologias. Embora tenham todas essas caraterís de pensamentos abstratos, os Bith são incapazes de apresentar comportamentos "instintivos" e emocionais, como medo, paixão.
    Tudo indica que o planeta natal dos Bith, Clak'dor, no Setor de Mayagil era um belo planeta cheio de riquezas naturais, mas devido a um conflito motivado pela disputa de direitos autorais de um Stardrive uma guerra quimico-biológica entre duas cidades, o resultado é que hoje Clak'dor é planeta morto, e a população somente sobrevive em grandes cidades com domos de proteção

    Garindan - Aclamado como um dos mais proeminentes espiões de Mos Eisley, Garindan tem acesso à compra e venda de informações nos altos escalões da cidade. Garindan pode ser visto se esgueirando nos mais recantos mais obscuros de Mos Eisley. Não raro o espião se faz de tolo para conseguir o que quer, mas que o conhece sabe que ele não deve sua astúcia e discernimentos não deve ser subestimados.
    Além disso pouco se sabe a respeito do alienígena. Ninguém em Mos Eisley é familiarizado o suficiente com o planeta Kubindi para determinar definitivamente que Garindan é um Kubaz. Muitos descutem se a tromba do suposto Kubaz faz parte de sua fisiologia ou se é um mero disfarce, poucos os viram sem capuz.
    Poucos confiam em Garindan, e não é diferente com ninguém menos que o poderoso Lorde do Crime, Jabba, o Hutt. Jabba costuma praticar desinformação com quem qualquer um quando quer realizar secretamente seus negócios. Com isso, Garindan ainda espera por uma grande informação que lhe garanta muito dinheiro e lhe possibilite a aposentadoria.
    O Prefeito local do Império já reconheceu Garindan como inimigo seria uma fonte de potencial perigo, dessa maneira os Imperiais o tornaram seu informante usual. Ele pode ser visto com um comunicador que tem um canal privado com os Imperiais - e foi dessa maneira que ele denunciou a fuga de Ben, Luke, Han, Chewie e os droids na baia de aterrisagem 94, em ANH.
    Os misteriosos Kubaz são vistos como criaturas repulsivas, são de um esverdeado escuro. Seus olhos grandes são sensíveis aos comprimentos de onda avermelhados, o que lhes causa dor. Em geral, quando fora de seu planeta, um Kubaz pode ser visto usando lentes que filtram a luz. Não bastando sua aparência, os Kubaz tornam-se, na opinião da maioria, mais detestáveis por preferirem insetos como sua dieta diária.

    Kabe - A pequena Chadra-Fan é uma ladra em Mos Eisley. Kabe foi deixada órfã por escravagistas que acharam que ela era pequena demais para dar algum lucro razoável. Os Chandra-Fan eram presas fáceis após o desastre de Chadan deixar sua civilização em ruínas. Piratas e escravagistas cruzavam pelo planeta procurando por algo valisos, inclusive a própria população - embora a população não tivesse valor no infame mercado negro. Dessa maneira Kabe foi abandonada em Mos Eisley pelos escravagistas numa fuga apressada.
    Apesar de seu passado sofrido, Kabe é uma criatura amável e inocente. E embora continue sendo uma criaça, ela é suprreendetemente habilidosa em lidar com os negócios das ruas. Além disso a Chadra-Fan faz de sua pequena estatura e velocidade uma vantagem para se tornar uma ladra sempre hábil a escapar. Kabe ainda tem a vantagem de contar com a proteção do corpulento alienígena Muftak, o que lhe garante acesso livre em muitas localidades da cidade.
    Entre os Jawas, a alienígena é considerada um estorvo. Sua brincadeira favorita é vestir-se como um Jawa para cobrar dos clientes taxas de serviço inexistentes.
    Os Chadra-Fan são criaturas sociáveis, evitando o isolamento. Em Chad, seu planeta natal, os Chadran vivem em clãs, fixando sua atenção na educação das crianças. Eles usualmente são monogâmicos e o casamento é o único motivo aceitável para um membro abandonar seu clã.
    Chad é eventualmente varrido por furacões poderosos. Um destes desastres naturais foi o responsável pela destruição do lar dos Chadran, deixando-os expostos aos piratas e outros. Apesar de estarem sofrendo, os alienígenas trabalham arduamente na reconstrução de seu lar.

    Momaw Nadon - É um Ithoriano fugitivo. Anteriormente líder do Grande Esquadrão Tafanda Bay, Momaw Nadon encontra-se em um dilema entre passado e futuro. Apesar do temperamento calmo pacífico dos Ithorianos, Momaw foi forçado a tomar um partido na Guerra Civil que espalhava-se pela Galáxia e foi posteriormente banido por sua atitude.
    Apesar dos Ithorianos cruzarem a Galáxia em grandes naves de coméricos, "herd ships", eles sempre foram alheios às questões envolvendo Império e Aliança.
    Sendo uma espécie "ecológica", ao longo de sua existência aprenderam a co-existir e desenvolver um relacionemento sagrado com toda forma viva. Isso se evidencia mais ainda no aglomerado das grandes Herd Ships, desenhados para abrigar todo tipo de forma viva simulando diversas bioesferas possíveis. O Tafanda Bay, nave capitânia da Ithorian Ground Fleet, oferecia visitas gratuitas a suas depedências. Foi numa dessas visitas que o Império tomou conhecimento das valiosas práticas agrícolas e se interessou pelos segredos da religião Ithoriana. Após inúmeras tentativas frustradas de obter os segredos Ithorianos através de espionagem, o Capitão do Star Destroyer Conquest tomou a nave à força. O Império impôs duas possibilides: ou os segredos eram entregues, ou o planeta seria transformado em um lugar sem vida. Como Líder, Momaw optou por preservar sua terra, porém se tornou um proscrito. Momaw agora vaga entre Portos Espaciais oferecendo assistência à Aliança onde seja necessário e também em Mos Eisley.

    Muftak - O corpulento alienígena de 2,1 metros de altura faz parte de Mos Eisley tanto quanto a Cantina também faz. Filho de pais desconhecidos, ele foi abandonado na Baia 12 e, assim como Kabe, cresceu nas ruas e aprendeu muita coisa - é bem provável que Muftak saiba mais Garindan and Figrin Da'n juntos.
    O alienígena é gentil e solidário, influência de sua convivência com Kabe, mas um comentário em falso e você pode despertar a ira de Muftak...
    O alienígena obedece somente a si mesmo e à pequena Kabe, sua única preocupação é o presente, em manter um lugar quente nos túneis abandonados das Baias, lugar que ele chama de lar.

    Bringe and Probos - o casal de Duros encontra-se em Mos Eisley frequentemente, sendo este o seu local favorito para descanso após mapearem regiões além do Outer Rim. À serviço do Império eles fizeram muitas expediçõs nos limites da Galáxia, mapeando novos sistemas e delineando novas rotas de navegação entre postos Imperiais para o Centro da Galáxia.
    Antes de retornarem à Mos Eisley, os dois se viram em um dilema de difícil solução: a descoberta de três planetas ricos em Helixell, um gás vital para abastecimento dos hyperdrives de Duros. Se ambos clamassem a nova descoberta para Duros isso colocaria o planeta em uma posição delicada. Circundar os postos Imperiais e não relatar o fato ao Império poderia levantar suspeitas - falsas - de atividades de Duros com os Rebeldes.
    Bringe e Probos são extremamente leais aos seus empregadores. Tendo localizado Skywalker na Cantina eles planejavam comunicar o fato às autoridades Imperiais e reafirmar sua posição e lealdade, uma vez que a descoberta do Helixell permanecia sem solução.