Mestres e Cavaleiros

Home
Downloads
Quiz
Novidades
Entrevistas
Episódios

   Na galeria Jedi estão incluídos alguns Mestres e Cavaleiros por sua importância na determinação do rumo da Galáxia ou por suas habilidades destacadas com a Força. A organização está de acordo com o tempo em que cada um apareceu e se destacou.

    Mestre Arca Jeth - Arca foi Mestre na época da República Velha, onde o Krath e Sith tomaram o Sitema da Imperatriz Teta e planejaram dominar a Galáxia. O Mestre foi o professor dos irmãos Cay e Ulic Qel-Droma, e do Twi'Lek Tott Doneeta. Mestre Arca foi morto em um ataque de poderosas legiões do Krath contra o Conselho Jedi em Monte Meru, queplanejava uma reação.
    Mestre Thon - Foi Mestre dos Jedi Oss Willum e Nomi Sunrider. Thon habitava Ambria, onde tinha a missão de defender o planeta da influência maligna do Lado Negro. Enquanto cumpria sua missão, Thon tomou como aprendiz a jovem e talentosa Nomi, que assumiu o treinamento Jedi no lugar do marido assassinado, Andur. Thon teve participação decisiva em vários confrontos com os Sith.
    Mestre Ood Bnar - Mestre cuja espécie evoluiu das árvores do temível planeta Myrkr. Ood, em um confronto com o Sith Exar Kun (ex-aluno de Vodo-Siosk Baas), protegeu uma porção de antigos Sabres de Luz transformando-se em uma árvore e encobrindo-os sobre si. Na ocasião Ood Bnar foi considerado morto em uma onda de choque proveniente da destruição do Cron Cluster por Aleema. 4001 anos depois Luke Skywalker viajou a Ossus e encontrou o Mestre e os Sabres de Luz.
    Mestre Vodo Siosk Baas - Baas foi instrutor da Cathariana Sylvar, Crado e de Exar Kun. Sem o conhecimento de Baas, Exar Kun examinou o Holocron que o Mestre era responsável pela guarda. O Aprendiz tomou lições sobre os Sith e, tendo se fascinado pelo Lado Negro da Força, e logo voltou-se contra o Mestre. Apesar dos esforços de Vodo-Siosk, o Mestre falhou e não conseguiu trazer Exar novamente a sua razão. Algum tempo após, quando Coruscant foi invadido, num confronto final o Mestre tombou morto no Senado da República pelas mãos do ex-aprendiz.
    Mestre Odan-Urr - Odan foi um dos Mestres Jedi mais preocupados em adquirir conhecimentos e aprofundar-se nos estudos históricos dos Jedi. Odan atuou na Guerra Hiperespacial, onde o desconhecido Império Sith, no auge de sua história tentou invadir a República. Odan foi Mestre Senior e coordenador do Conselho Jedi por aproximadamente 600 anos. O Mestre foi usuário da poderosa técnica de meditação em batalha anos antes do confronto de Jedi no Sistema da Imperatriz Teta. Odan possía um grande conhecimento dos tempos antigos dos Cavaleiros Jedi. Foi morto por Exar Kun no roubo de seu Holocron.
    Nomi Sunrider - Aluna do Mestre Thon e poderosa na Força, Nomi desempenhou um papel importante na Batalha contra o Krath e o Sith. Nomi tornou-se Jedi por ordem do espírito do marido que foi morto perante seus olhos. O espírito de Andur, seu marido, ordenou que a moça toma-se o seu sabre e protegesse a própria vida, o que fez. Com o treinamento Jedi e o apoio do Mestre Thon, Nomi superarou o medo de utilizar novamente um sabre de luz e tornou-se uma Amazona Jedi. Utilizando uma técnica antiga que podia bloquear os poderes de Força, Sunrider usou-a no traidor Ulic Qel-Droma, tornando-o "cego" para a Força.

Nomi Sunrider

    Sylvar - Instruída por Vodo-Siosk Baas, Sylvar enfrentou com coragem excepcional o Krath e o Sith, aprendeu muito dos valores Jedi com Ulic Qel-Droma quando arrependida.
    Cay Qel-Droma - Irmão de Ulic Qel-Droma e discípulo de Thon, Cay lutou na Insurreição de Freedon Nadd, em Onderon. Na invasão do Sith a Ossus, fortaleza Jedi, o Cavaleiro enfrentou o irmão em um duelo final. Sua morte resultou no arrependimento de Ulic que retornou à Luz para sempre, porém cego para a Força pela açao de Nomi Sunrider.
    Mestre Jorus C'Baoth - Jorus, depois de treinar vários Cavaleiros, se dedicou a uma carreira diplomática no Senado como assitente de Palpatine. De uma forma desconhecida Palpatine conseguiu obter o DNA do Mestre e produziu o clone Joruus C'Baoth, que serviu como guardião e coordenador no projeto do Monte Tantiss, que era um centro de clonagem.
    Mestre Yoda - Yoda completou a formação dos Jedi Obi-Wan Kenobi e Luke Skywalker e tantos outros por cerca de 800 anos. Na sua juventude, junto com outros dois Mestres, Yoda atuou no resgate da nave Jedi chamada Ch'untor no planeta Dathomir. Lá a força de resgate enfrentou a oposição do grupo Witches fo Datohmir, mas após salvar a vida de uma das moças do grupo foi estabelecida uma trégua entre os grupos. Yoda pediu a moça que salvou a vida para guardar alguns artefatos Jedi, que seriam úteis a um jovem Cavaleiro (Skywalker) séculos depois. Ainda muito tempo depois Yoda ajudou a sufocar uma revolta de Jedi Negros em Bpfassh. O Mestre, junto com Obi-Wan, foi um dos poucos Jedi a escapar do massacre promovido por Darth Sidious (Palpatine) e Darth Vader. Exilou-se em Dagobah, onde morreu.
    Mestre Qui-Gon Jinn - Qui-Gon iniciou o treinamento de Obi-Wan, mas a caro custo. Depois de tomar Xanatos como seu aprendiz e indicá-lo para tornar-se um Cavaleiro Jedi, Qui-Gon em missão descobriu que Xanatos não era o que ele pensava e o jovem aprendiz foi perdido para o lado Negro. Sabendo que o padawan Obi-Wan era sua última esperança para se tornar um Jedi, de maneira relutante, Qui o aceitou como aluno. Após várias missões juntas, retrocessos e avanços, e com a derrota de Xanatos, Qui-Gonn depositou confiança no seu aprendiz. O Mestre também é grande amigo de Plo-Koon, e ambos atuaram juntos em algumas missões. Com um temperamento diferenciado, Qui-Gon, se necessário, toma suas próprias decisões à despeito do Conselho Jedi. Por este motivo era sempre visto com outros olhos por todos. Morreu em Naboo no confronto com o Sith Darth Maul, aluno de Darth Sidious.
    Mestre Obi-Wan Kenobi - Kenobi participou e se destacou em várias missões ao longo de sua vida. Além de Mestre e Aprendiz, ele e Qui-Gon desenvolveram uma relação muito especial, de grande amizade. Obi-Wan cumprindo o o último desejo de Qui-Gon, treinar o jovem e poderoso Anakin. Desta maneira o brilhante Obi Wan começou o treinamento. Infelizmente Obi-Wan era um tanto inexperiente na arte de ensinar... e não percebeu que seu pupilo era lentamente corrompido. Kenobi se tornou General e foi um dos principais nomes nas Guerras Clônicas. Quando percebeu a queda de Anakin percebendo a queda de Anakin tentou trazer o aluno à Luz. Após uma luta com o aprendiz, Obi-Wan tentou salv´-lo de uma cova de lava em que caiu, porém seu gesto de bondade não foi suficiente para ajudar o Jedi que se tornou Darth Vader. Posteriormente Obi-Wan protegeu os gêmeos Luke e Leia, filhos de Anakin, e iniciou Luke nos treinamentos das artes Jedi. Morreu em um confronto com Vader.

Obi-Wan e Luke

    Mestre Luke Skywalker - Filho do Sith Darth Vader. Skywalker foi escondido em Tatooine por Obi-Wan, que o confiou a seu irmão Owen Lars. Luke foi criado sem saber a verdade sobre sua família. Com a captura do Corvette Tantive IV na órbita de Tatooine, a vida de Skywalker mudou para sempre... As aspirações do jovem de juntar-se á Alinça Rebelde se tornaram reais com o resgate da Princesa Leia da estrela da Morte e a Batalha de Yavin. Por sua brilhante atuação Luke tomou o comando do legendário Esquadrão Rogue. Ainda em inúmeras missões Luke se destacou, tornando-se um dos principais nomes e líder da Aliança Rebelde. Com o treinamento de Obi-Wan e Yoda, Skywalker foi um dos responsáveis pelo ressurgimento dos Jedi à galáxia, queda do Império Galático e da consolidação da democrática República Nova. Recuperou, no leito de morte, seu pai Anakin Skywalker, trazendo-o novamente à Luz. Luke eventualmente cedeu ao Lado Negro da Força para tentar derrotar Darth Sidious; retornando à Luz fundou a Academia Jedi graças aos artefatos confiados a ele pelas Witches of Dathomir. Luke instruiu uma nova gerção de Cavaleiros, e se envolveu em outras diversas aventuras nesta época.
    Mestre Ikrit - Aprendiz de Yoda, Ikrit prometeu nunca portar um sabre de luz... Certa vez, enquanto aluno, Ikrit se viu megulhado em sua própria arrogância e numa simples discussão quase feriu fatalmente um colega. O episódio não teve maiores conseqüências pela intervenção pessoal de Yoda arriscando a própria vida. Arrenpendido de seu ato, Ikrit realizou seu juramento. Ao estudar sobre a his´toria de jovens Massassi aprinsionados e encontrar o Globo Dourado, Ikrit decidiu permanecer ali até que os espíritos aprisionados no Globo fossem soltos. O pequeno ser azul peludo, que hibernou por séculos encarcerado em Yavin-4, foi desperto pelos gêmeos Jaicen e Jaina Solo. Desde então Ikrit aconselha Mestre Skywalker nos assuntos dos Jedi.
    Mestre Kyp Durron - Originário do planeta Deyer, Kyp foi aprisionado pelas Forças Imperiais quando seus pais protestaram abertartamente pela destruição do planeta Alderaan. Kyp foi enviado para Kessel para trabalhar em colônias penais de mineração. Solo e Chewbacca certa vez pararam em Kessel onde encontraram Kyp. Han e o Jedi desenvolveram um sentimento de amizade de maneira rápida e logo o trio escapou. Na fuga Kyp foi hábil em guiá-los, com uso da Força, através de uma zona de Buracos Negros até a instalação Imperial de Maw. Após o desenrolar dos fatos Kyp se juntou ao Praxeum de Skywalker. Após a morte de Gantoris o espírito do Sith Exar Kun's atraiu Kyp. Enquanto sob domínio do Lado Negro, Durron Kyp dominou uma poderosa arma Imperial, o Sun Crusher. Através do apelo de Han e com o trabalho de Skywalker, Kyp foi capaz de perceber a real natureza da Força. Com o tempo e o aumentar de suas habilidades Kyp se tornou altamente respeitado, obtendo a posição de Mestre. Kyp e o Jedi Dorsk 82 se tornaram amigos e, numa missão com auxílio de outros Cavaleiros, derrotaram um alienígena capaz de revicer e ficar cada vez maior a cada morte, o Leviathan. 20 anos após a batalha de Yavin, Durron formou um esquadrão de pilotos chamado "Dozen-and-Two Avengers". O esquadrão foi derrotado pela força Alienígena invasora Yuuzhan Vong, somente Kyp e um aprendiz sobreviveram.
    Callista - Amazona Jedi que impediu a operação do Eye of Palpatine, um exterminador de Jedi, quase às custas da própria vida. No confronto, antes de morrer, Callista utilizou uma antiga técnica Jedi que transferiu sua essência ao próprio Eye of Palpatine. Foi liberta e retornou à vida anos mais tarde, quando Luke derrotou definitivamente a máquina.
    Kyle Katarn - Mercenário contratado que depois se juntou à Aliança Rebelde. Com a ajuda do material deixado por Raan em tempos antigos, Kyle formou-se nas artes Jedi e derrotou Jerec e seus seis Jedi Negros, que realizavam escavações no Vale do Jedi. Com isso ele os impediu de controlar um poder incomensurável, anos após a Batalha de Endor.

Mara Jade
        Mara Jade - Pouco se sabe do passado de Mara Jade. Seus pais foram mortos por Sidious que a adotou e treinou nos fundamentos Jedi. Mara foi preparada por Sidious para as mais variadas atividades criminosas: assassinatos, sabotagens, seqüestros e intrigas. Após Vader falhar na tentativa de capturar Luke em Bespin, Mara foi designada para matar Skywalker. Após a morte do Imperador, Mara se dedicou ao contrabando e outras atividades ilícitas para sobreviver. Anos depois freqüentou o Praxeum. Mara dedicou parte de sua vida a cumprir seu destino. Em uma visão ela se viu matando Skywalker... Mas ao contrário do que se esperava ela se aproximou do jovem Jedi. A visão de Mara tornou a ter sentido quando ao lado de Skywalker eles enfrentaram Joruus e o clone Luuke, produzido da mão perdida de Luke. Luke derrotou Jorus e Mara matou Luuke. Jade e Skywalker posteriormente se casaram.