Nova Ordem Jedi

Home
Downloads
Quiz
Novidades
Entrevistas
Episódios

   A Nova Ordem Jedi
    Décadas depois da Batalha de Endor, o Império como era conhecido já não existe mais - restaram antigos líderes em parcelas reduzidas da Galáxia.
    Luke Skywalker é o líder e criador de uma Nova Ordem Jedi em expansão que enfrenta uma ameaça mortal: os Yuuzhan Vong. Uma raça alienígina vinda de um recanto inexplorado da Galáxia. Os Vong, criaturas aterradoras e aparentemente imunes à Força iniciam uma invasão sem precedentes. Seguindo a tradição da Antiga Ordem, os Novos Jedi tomam posição no conflito para defenderem a Nova República.

      Uma Nova Ordem
    Com a destruição da Ordem Jedi clássica muitos costumes foram perdidos e, de certa maneira, a Nova Ordem relembra em muitas coisas os primórdios da Antiga Ordem.
    Costumes adotados na época da batalha de Naboo tais como, novos adeptos da Ordem somente serem aceitos muito jovens ou a proibição do casamento para os Jedi, foram água abaixo. Assim como nos promórdios Jedi, a Ordem de Luke não se preocupa com os relacionamentos - Luke e Mara são casados - e o Mestre não pode se dar ao luxo de ignorar potenciais Cavaleiros recrutando somente crianças sensitivas.
    Um fato é que a Nova Ordem, que conta com uma centena de Cavaleiros, parece incorrer nos mesmos problemas de milhares de anos atrás, alguns Cavaleiros se veêm perigosamente próximos do Lado Negro. Enquanto a invasão Vong persiste, Luke e os outros Mestres tem muito mais com o que se preocupar, e o desenvolvimento da ordem está diretamente atrelado à sua imediata sobrevivência.

   Mestres

Luke Skywalker     Luke Skywalker - Agora na faixa dos quarenta anos, Luke é um Jedi formado, amadurecido pelos acontecimentos de sua juventude e da reconstrução da Ordem. Sendo o pilar de sustenção da Nova Ordem, Luke traz grande responsabilidade em si, porém ainda não conta com todos os conhecimentos que os herdados dos antigos Jedi, com milhares de anos de tradição, com isso o Jedi não raramente tem que lidar com as tentaçoes do Lado Negro que seus companheiros enfrentam.
    Anos apoós se conhecerem Luke casou-se com Mara Jade e teve um filho, chamado Ben. A invasão Vong interrompeu os planos do Jedi em reestabelecer um Conselho Jedi e obter o apoio absoluto da Nova República, uma vez que a Ordem Jedi ainda é vista sob muita conhtrovérsia.

Mara Jade Skywalker     Mara Jade Skywalker - Mara Jade é um dos principais nomes da Nova Ordem Jedi. Após anos servindo o Império, inclusive com missão de matar Luke Skywalker, a Jedi decididamente trilhou o caminho da Luz. Após anos atuando como contrabandista e após um breve treinamento com o Jedi Kyle Katarn (da qual ela livrou do Lado Negro), Mara juntou-se a Academia de Luke. O sentimento entre o casal não despertou de uma hora para outra e após anos eles se casaram e tiveram um filho, Ben Skywalker - o que mudou sua vida. Mara, mentora de Jaina Solo, filha de Leia e Han, não lutou apenas contra os invasores Vong mas também contra uma misteriosa doença. Seus esforços para manter a doença sobre controle foram redobrados com a gravidez, assim como sua determinação em derrotar os Yuuzhan Vong.

Kyp Durron     Kyp Durron - Um dos mais controvertidos nomes da Ordem, o adolescente Kyp foi um dos primeiros aprendizes de Luke, que ainda estava nas primeiras tentativas de fundar a Ordem. Kyp, agora, na faixa dos trinta anos se acha com autoridade para comandar a Ordem. O problema é que Kyp, embora já tenha cedido às tentações do Lado Negro, ainda continua a despreza-lo e continuamente dá sinais de agrassão contra os Vong, ao contrário do que determinam Skywalker e as Forças de Defesa da República. A Filsofia de Kyp, que acha que o Lado Negro pode não dominar para sempre um Jedi, é extremamente popular entre os aprendizes, o que pode se tornar a ser um grande problema para a Ordem.
    Kyp ainda é um talentoso piloto e líder de um Esquadrão denominado Kyp's Dozen , que realiza missões além do que a Ordeme a República aprovam.

Ikrit     Ikrit - O venerado Mestre Yoda costumava ensinar que não devemos julgar ningfuém pelo seu tamanho, isso se aplica com relação ao Mestre Ikrit. Ikrit descobriu algumas crianças Massassi presas no Globo Dourado e até que a maldição do Globo fosse quebrada o Mestre hibernou no local, sendo despertado na época da Nova Ordem Jedi por Jacen, Jaina e Anakin.
    Ikrit é um Kushiban, sua entrada na Ordem Jedi data ainda da Velha República. O Mestre sacrificou-se na proteção da Academia Jedi no ataque da Peace Brigade.

Kenth Hammer     Kenth Hammer - Hammer é Coronel aposentado das primeiras Forças de Defesa da Nova República. Sendo um ex-militar, Hammer é uma conexão valiosa entre as Forças da Nova República, uma geração que vê os Jedi como bruxos ou renegados. Luke elevou Hammer a um dos seus principais colaboradores devido à experiência militar e sua hábil capacidade estrategista.

Tresina Lobi     Tresina Lobi - Tresina é uma Chev, uam raça humanóide proveniente de Vinsoth. Os Chev foram historicamente oprimidos pelos seus vizinhos, os Chevin. A Mestra Lobi foi a primeira Chev a demosntrar habilidades com a Força. Tresina ainda treinou Thrynni Vae para Ordem, que morreu violentamente em Duro.

Kam Solusar     Kam Solusar - Quando jovem, Kam aprendeu as artes Jedi do seu pai, Ranik, que morreu durante o extermínio Jedi. Kam conseguiu escapar dos seus perseguidores e tempo depois se viu sobre a influência do Lado Negro por conta do renascido Palpatine. Contudo, Luke foi hábil e conseguir trazer o Mestre novamente para o lado da Luz e, junto com sua esposa Tionne é um dos grandes colaboradores da Ordem. Kam foi um dos responsáveis pela Academia Jedi de Yavin-4 e, na invasão Yuuzhan Vong, ele conseguiu evacuar todos os aprendizes do local - e ele ainda tem a responsabilidade de administrar a Academia.

Streen     Streen - Streen já era um homem de idade avançada quando foi convidado por Luke para se juntar à Ordem, com isso Streen é o mais velho dos humanos servindo aos Jedi.
    Durante grande parte de sua vida Streen trabalhou na prospeção de gás Tibanna em Bespin. Kuke ensinou o Mestre Streen a controlar a Força e acalmar a inquietude que ele sentia na presença de outros intensamente seres vivos. Streen abandonou muito dos seus afazeres com Academia, deixando-os para Kam Solusar, contudo o Jedi continua lutando contra a invasão Yuuzhan Vong.

Cilghal     Cilghal - A fêmea Mon Calamari trabalhou como embaixatriz antes de se tornar uma das primeiras participantes de estudantes da Ordem de Luke. A delicada Mestre Cilghal é famosa por suas habilidades como curandeira, ela foi responsável pela cura de Mon Mothma, que fora envenenada por uma poção que agia a nível molecular. Cilghal usou a mesma técnica para aliviar as dores de Mara Jade, quando essa foi contaminada por uma doença transmitida por um Yuuzhan Vong.
    Cilghal tem como aprendiz Tekli.

   Cavaleiros

Anakin Solo     Anakin Solo - Anakin é o caçula dos três irmãos Solo e era, para alguns, o sucessor natural de Luke no comando da Nova Ordem Jedi.Anakin possía uma espantosa e profunda conexão com a Força. Na sua adolescência Anakin via a Força como uma ferramenta ao seu dispor, assim como seu Sabre de Luz violeta ou qualquer outra coisa que lhe fosse útil. Seu ponto de vista extremamente pragmático - o oposto à espiratualidade que seu irmão Jacen prega - tornou-o mais vulnerável aos discursos de agressividade vociferados por Kyp Duron. A culpa tomou conta do jovem Jedi na morte de Chewbacca. Sentindo-se responsável, Anakin deixou se levar por ela em suas açoes. Anakin morreu em combate quando liderava uma missão infiltrada no sistema de Myrkr.

Jacen Solo     Jacen Solo - Jacen é filho de Leia Organa e Han Solo, e o irmão gêmeo da Jedi Jaina. A invasão Yuuzhan Vong arremesou sombras e dúvidas na mente de Jacen. A concepção e os ideais das artes e habilidades Jedi levam o jovem a acreditar que a Força nunca deve ser como uma arma ou uma simples ferramenta. E conforme os conflitos ao redor de Jaina progrediam, Jacen se tornava um pacifista, retirando da Força as esperanças e vontade de fazer seus ideais ganharem proporções.
    Antes da Batalha de Duro, Jacen recusava-se a empunhar seu Sabre de Luz. Com a vida de sua mãe ameaçada, o Cavaleiro, ainda relutante, aceitou lutar. Após a missão de Myrkr Jacen foi feito como prisioneiro.

Jaina Solo     Jaina Solo - A filha do casal Leia e Han tem o mais genuíno sangue Solo em suas veias, além de ser uma excepcional piloto, Jacen é uma grande mecânica - além disso, a Jedi frequentemente entra em conflito com sua mãe. Jaina foi aprendiz de Mara e, como ela, também carrega um Sabre violeta. Jaina também uma posição no Rogue Squadron, mas enquanto estava em Kalarba ela sofreu de cegueira temporária, afastando-a das atividades do grupo. Após sua recuperação Jaina não se reuniu imediatamente ao esquadrão, na esperança de iludir os Vong, fazendo-os acreditar que todos os Jedi estão sob sua custódia. A morte de Anakin teve consequencias para Jaina, que está perigosamente se aproximando do Lado Negro.

Corran Horn     Corran Horn - Um ex-integrante da CorSec e membro do Rogue Squadron, Corran Horn é sob certo aspecto controvertido. Ele e seu companheiro Jedi Ganner Rhysode enfretaram muitos Yuuzhan Vong em Bimmiel, sua vitória lha rendeu a inimizade do Comandante Vong, Shedao Shai. Quando finalmente os dois se encontraram em um duelo, colocaram algo em jogo: o planeta Ithor. A vitória de Corran traria a salvação, a derrota, a destruição. Apesar da vitória de Corran, o Yuuzhan Vong destruindo Ithor de qualquer maneira. O povo culpou Corran pelo acontecido e o Jedi voluntariamente exilou-se. Um ano após o Cavaleiro retornou à ativa e auxiliou Anakin Solo e Tahiri Veila a desbaratar uma missão inimiga em Yag'Dhul. Corran ainda tem dois filhos, Valin e Jysella, ambos em treinamento.

Keyan Farlander     Keyan Farlander - Farlander é um piloto veterano, um grande às dos tempos da Aliança Rebelde, sendo reconhecido principalmente por ser um dos poucos sobreviventes da Batalha de Yavin, onde pilotava um Y-Wing. A habilidade, ainda desconhecida, de Farlander com a Força ainda ajudou-o a sobreviver às Batalhas de Hoth e Endor. Keyan Farlander trabalha na Academia Jedi como Instrutor de Pilotagem.

Kyle Katarn     Kyle Katarn - Kyle é um auto-didata da Força. O ex-oficial do Império abandonou sua posiçao quando seu pai foi assassinado pelo próprio Império sob o pretexto deste ter se juntado à Rebelião. Isso abriu os olhos de Kyle que mudou de lado, auxiliando a Aliança Rebelde operação do roubo dos planos da primeira Estrela da Morte. Após estes episódios Kyle se empenhou na busca do Vale do Jedi, enquanto aprimorava seus conhecimentos na Força, a partir dos escritos que encontrou na casa de destruída de seu pai. Foi então que o Jedi enfrentou Jerec e seus Jedi. Posteriormente Kyle se juntou novamente à Aliança e por um breve período teve Mara Jade como sua aprendiz. Em uma missão para investigar um Templo Sith em Drumon Kaas, Kyle cedeu ao Lado Negro, mas foi salvo pela aprendiz. Atualmente Kyle é utilizado na Ordem Jedi como estrategista militar.