Origem

Home
Downloads
Quiz
Novidades
Entrevistas
Episódios

Da Pré-História à Descoberta de Onderon

    7.500.000.000+ ASW4 - O Universo é criado via Big Bang.

    De acordo com a lenda Yuuzhan Vong, em um plano de realidade física onde os seres desta realidade não podem conceber exatamente, o criador Yun-Yuuzhan, sacrifica suas partes para criar tudo o que existe, incluino umpanteão de deuses menores. Tais deuses incluem os deuses gêmeos - Yun-Yammka e Yun-Harla - Yun-Ne'Shel, Yun-Shuno e os amantes, Yun-Txiin and Yun-Qaah. Yun-Yuuzhan promete aos deuses menores que eles um dia ascenderão ao seu nível, mas somente após que eles prepararem outros seres que ascendam para ocuparem a sua posição de deuses menores.

    7.500.000.000 ASW4 - O sistema de Yavin é formado.

    3.000.000.000 ASW4 - Os Sharu começam a se desenvolver.

    2.000.000.000 ASW4 - Um asteróide causa a formação do cinturão de Oseon.

    10.000.000 ASW4 - A atividade vulcânica de Esseles finalmente cessa.

    3.000.000 ASW4 - Um asteróide colide com Vinsoth, deixando vivos apenas as espécies de pequeno porte. Uma dessas começa sua vagarosa evolução na espécie Chevin.

    Um buraco negro entra em colapso, influindo em uma nebulosa próxima. Na nebulosa ocorre a formação de uma estrela, Morasi. Ao decorrer de milhões de anos outra estrela se forma, Termadus. Dentro do próximo milênio, uma nuvem de gás se forma, criando seu próprio sistema. Um outro planeta, de outro sistema em colapso, é atraído por este novo sistema. Um planeta explode, criando um campo de asteróides e fazendo com que os seus escombros atinjam uma de suas luas, criando alta atividade vulcânica. Em outro planeta, vida reptiliniana começa a se desenvolver em seres conscientes. A vida começa no sistema Cularin.

    2.006.200 ASW4 - Os Columi desenvolvem consciência em Columus.

    2.004.200 ASW4 - Os Columi, baseados na prática de colocar e chocar seus ovos, começam a escalar árvores e se adpatar a esta prática desenvolvento caudas prenseis, garras, etc.

    2.002.200 ASW4 - O Columi aprendem a usar ferramente primitivas.

    2.002.000 ASW4 - Os Columi aprendem a escavar por monerais e começam a construir cidades através das árvores.

     2.000.000 ASW4 - Os Columi do planeta Columus se tornam uma das primeiras raças (se não a primeira) na galáxia a desenvolver viagens espaciais. Eles ficam desapontados pelo pequeno número de formas de vida que encontram em outros mundos e desistem das viagens espaciais em pró do avnaço de sua própria civilização.

    Um asteróide se choca com o planeta que depois seria descoberto por Krin Koda, aniquilando a maioria da raça indígena Tempestro, forçando os sobreviventes a subsistirem em árvores.

    Ssiskor, um shamã, descobre o planeta Kriekaal. As lendas dos Krieks dizem que Ssiskor despertou a ira de Br'lai, a deusa dos oceanos derretidos, fanzendo com que os oceanos se erguessem e engolissem os visitantes.

    O planeta Kashyyyk alcança uma encruzilhada evolutiva, onde todas as espécies no planeta devem aprender a desenvolver habilidades mortais ou morrem. Wookies começam a se desenvolver neste período.

    Em Zonama Sekot, mudas semi-conscientes que serão usadas na criação de naves orgânicas começam a ser levadas para o vale que será usado como uma grande fábrica para construção de naves. Para a maioria parece que o meio de transporte ao vale é aquático, contudo pode se esperar outro fenômeno natural possa Ter ajudado.

    Os Sullustans começam a se desenvolver.

    Três rios convergem em um vale produzindo o Beggar's Canyon no planeta Tatooine.

    1.000.000 ASW4 - O sistema Corellian é criado.

    Os Hutts se desenvolvem em Varl.

    A civilização Bith começa uma terrível guerra civil.

    Os Killiks se desenvolvem em Alderaan.

    Uma espécie aquatica é bem sucedida em Jerrilek, contudo os espécimes se extinguirão em um milhão de anos.

    999.989 ASW4 - De acordo com Dr. Corellia Antilles, este é o ponto aproximado em que arqueólogos e antropólogos estimam que a galáxia começa a manter registros históricos detalhados, contudo os itens dessas épocas se mostram indecifráveis.

    999.975 ASW4 - Sernpidal toma Dobibo como sua lua.

    750.000 ASW4 - Espécies conscientes começam a se desenvolver no planeta Gototh.

    500.000 ASW4 - Os Devanoriam desenvolvem tecnologia de exploração estelar.

    Em Gree, os Gree se desenvolvem plenamente.

    Naboo passa por uma era glacial, das quais lendas de Gungans combatendo Woolly Veermoks surgirão.

    499.989 ASW4 - De acordo com Dr. Corellia Antilles, este é o ponto aproximado em que arqueólogos e antropólogos estimam que a galáxia começa a manter registros históricos em formas escritas e decifráveis.

    200.000 ASW4 - Após uma batalha terrível, os Taung dominam Coruscant. Na batalha, um vulcão aniquila a maior cidade Zhell e a cinza cobre os céus.

    199.998 ASW4 - O céu de Coruscant se vê livre das cinzas.

    100.000 ASW4 - A espécie Sith, que será controlada pelos Jedi do lado Negro que serão conhecidos como Dark Lords of the Sith, começa a se desenvolver.

    Em Coruscant, a Galatic City (depois Republic City e Imperial City) é construída. A terra onde a cidade é contruída é dita como um antigo campo do batalha onde Taungs e os Batalhões Zhell uma vez lutaram.

    A civilização em Goroth se desenvolve a um nível feudal.

    95.000 ASW4 - Esta é a última vez onde os 50 níveis inferiores de Coruscant veêm o sol.

    50.000 ASW4 - A espécie Yevethan alcança a consciência.

    Em Gree, a espécie Gree atinge seu auge, com tecnologia além daquela que será atingida na era Imperial, incluindo uso do hyperspace através de hypergates.

    40.000 ASW4 - Nessa época, uma espécie humanóide tem sucesso no continente de Reyfej em Garos IV. Algum tempo depois, eles serão aniquilados por terremotos cataclímicos.

    30.000 ASW4 - Em Alderaan, o impacto de um grande meteoro cria um lago gigante no planeta, local onde será fundada a capital do planeta.

    29.000 ASW4 - A Dinastia Kashi Mer alcança seu apogeu.

    27.500 ASW4 - Humanos colonizam Alderaan.

    27.000 ASW4 - A primeiras armas de energia, guias de ondas, são criados.

    26.000 ASW4 - O Kuat Explorer traz os primeiros colonizadores para Alsakan.

    O Culto Nikto de M'dwshuu é formado. Eles tomarão conta do planeta e governarão por 30 anos.

    A Biblioteca de Xer é construída em Criton's Point.

    Os Hutts dominam o planeta Kintan.

    Morodins vem a Varonat e o usam como colônia.

    Colonizadores Verpine se estabelecem no cinturão de asteróides Roche.

    27.970 ASW4 - Depois de 30 anos governados pelo culto M'dweshuu, Kintan é dominado por um grupo de Hutts liderados por Churabba, o Hutt, que elimina o culto e é considerado como salvador pela população Nikto.

    25.200 ASW4 - A dinastia Kitel Phard sobe ao poder no planeta principal do sistema Atrisi, unificando o planeta, eliminando a oposição e trazendo um período de paz e prosperidade.

    25.180 ASW4 - Nasce a Rainha Rana Mas Trehalt de Duro.

    25.130 ASW4 - Começa o Império de Xim, o Déspota.

    Separada do Império de Xim, a civilização Nikto mergulha em uma sequência de 4 guerras civis.

    25.100 ASW4 - O reinado de Xim termina após trinta partes padrão, quando na batalha de Vontor, Kossak e seus camaradas Hutts o matam e tomam controle sobre sua vasta oraganização criminosa.

    Os Nikto, Klatooinians e Vodrans entrão em servidão perpétua aos Hutts via o Tratado de Vontor.

    Uma então desconhecida raça de alienígenas, os inventores originais do hyperdrive, desembarca no sistema Corellian e vende a tecnologia do hyperdrive aos Corellians.

    25.032 ASW4 - Os Cthons começam a se desenvolver em Coruscant.

    25.000 ASW4 - O hyperdrive é "inventado" pelos Corellians, que obtiveram a tecnologia de alienígenas desconhecidos

    A civilização Duros entra em sua Era Dourada.

    Uma nave Ssi-ruuk colide em Garos IV, o que parece ser uma das suas primeiras investidas além do agrupamento Ssi-ruuk.

    Os Duros começam a exploração de sistemas além do seu. Algum tempo depois, muitos grupos se encontrarão fora da sua sociedade natal e continuarão evoluindo por si sós. Um desses grupos se estabelecerá em Neimodia e serão conhecidos como Neimodians.

    25.000 - 15.000 ASW4 - Esta era será conhecida como o Período Expansionista.

    O Basic se torna a língua padrão galática.

    Assim que os Corellians começam a explorar seus sistemas vizinhos, os Herglics o fazem também.

    A Velha República é formada e com isso é criado o Senado, a Constituição Galática (Republicana), a Bibilioteca do Senado, a padronização da medida do tempo e outras instituições.

    Os Cavaleiros Jedi são estabelecidos em Ossus, são originariamente membros de uma ordem teológica/filosófica que descobriu a Força.

    O primeiro Cavaleiro Jedi absorve os conceitos morais e consequências de seu poder de um membro da espécie Caamasi.

    Em algum ponto após da formação da Ordem Jedi, um templo Jedi é construído em Coruscant, para servir como local de centralização das atividades Jedi. O que muitos não sabem é que o local de construção do Templo Jedi não é aleatório. Este ponto é uma "Fonte de Força" que os Jedi descobriram no planeta.

    Reda Jalooz, uma jovem estudante da Força, rouba uma relíquia familiar da Monarquia Kashi Mer. Percebendo que a relíquia parece ser um foco de concentração do Lado Negro, Jalooz quebra o encanto exercido sobre ela e o devolve a Monarquia Kashi, revelando a natureza do objeto. Pouco após a relíquia ser devolvida o sistema se transforma em uma supernova, destruindo o planeta e tudo existente nele.

    Nos primórdios da República, a nave colonizadora Sevari Cabal se perde no espaço. Posteriormente é assumido que a nave parou em Sevarcos e seus passageiros se tornaram os ancestrais dos clãs Sevari que existiriam na época do Império.

    A Liga de Mineração, um corpo semi-político é formado nos primórdios da exploração espacial e pode ser inclusive pré formada com relação á República. A maioria dos historiadores acreditam que a formação da Liga se deu no Centro da Galáxia, mas alguns não estão certos disso.

    Durante esta era, forças de segurança planetárias se tornam a principal defesa militar entre os planetas da República.

    Em algum ponto - provavelmente dentro da Era Expansionista - uma expedição de colonizadores humanos se encontra no planeta Csilla, isolado do resto da galáxia. Este grupo irá crescer, se adaptar e formar os humanóides da espécie Chiss.

    24.800 ASW4 - Corellian Engineering Corporation começa a construir a série YG de naves.

    24.500 ASW4 - Nar Shadda se vê totalmente coberta por edificações, como uma miniatura infame de Coruscant.

    Um Jedi, Xendor, é seduzido pelo Lado Negro. Conforme ele conquista adeptos entre outros Jedi desapontados, a Ordem Jedi se divide em dois lados: o Lado Negro e o Lado da Luz, alimentando uma guerra civil Jedi conhecida como Great Schism que durará aproximadamente um século.

    Durante a Great Schism, Arden Lyn, uma Mestre do Lado Negro confronta o Mestre Jedi Awdrysta Pina. Ela usa um talismã Kashi Mer para matar Pina, mas antes de morrer o Mestre usa a técnica mortichro para interromper as funções corporais de Arden Lyn - que despertará um milênio depois.

    24.400 ASW4 - Muitos Jedi do Lado Negro que foram exilado após o término da Great Schism descobrem a espécie Sith e são aceitos como deuses. Ele sobem ao poder como os "Dark Lords of the Sith", criando o Império Sith longe da República.

    24.000 ASW4 - Os colonizadores da Velha República começam a se expandir para além da área do Centro da Galáxia, que será conhecida como Colônias.

    Um Precurosor do HoloNet, uma rede de hypertransceivers é criada, permitindo o contato entre mundos - uma espécie de Internet.

    A Hosk Station é construída como uma estação militar entre os planetas do Centro e as Colônias.

    20.000 ASW4 - Alderaan Royal Engineers, Core Galaxy Systems, Corellian Engineering Corporation, e a Rendili StarDrive, são as primeiras maiores companhias de manufatura de naves espaciais formadas.

    A raça Etti se ergue para rejeitar as polícias da Velha República e abandonar os Planetas do Centro em uma tentativa de se livrar da República.

    Os Drall se tornam parte da comunidade galática.

    19.997 ASW4 - O planeta Neona experimenta um período de aquecimento global onde suas placas polares derretem, inundando o planeta - com a exceção de dois continentes ainda cobertos nos pólos.

    19.989 ASW4 - Os primeiros santuários Kooroo são construídos.

    18.000 ASW4 - O bureau de Naves e Serviços é criado.

    A colméia Quilan da espécie Qieg é formada em Lan Barell.

    16.000 ASW4 - Adas, um Lord Sith de Guerra conquista seu planeta natal.

    15.100 ASW4 - Os Anomid desenvolvem a viagem pelo hyperspace.

    15.000 ASW4 - A Época Dourada da República começa.

    A Frota da República é formada para conter as crescentes ameaças das rebeliões patrocinadas pelo Sith.

    Os Anomid se juntam à República.

    Os Quara e Aquala se unem em uma só força Aqualish para atacar seus primeiros visitantes de fora de seu mundo. Os Aqualish e a República guerreiam e os Aqualish são imediatamente forçados a se renderem e fazerem parte da República.

    Os Hutts dominam Evocar e o rebatizam como Nal Hutta. A mudança foi motivada por seu planeta natal, Varl, estar devastado. Ninguém sabe dizer exatamente porque Varl estava devastado, mas muitos historiadores acreditam que hove uma guerra civil Hutt. Por outro lado os Hutts insistem que o sistema Varl originalmente tinha dois sóis, Ardos e Evona, que também eram reverenciados como deuses Hutts. Quando Evona foi atraída para um Buraco Negro, Ardos pela tristeza entrou em colapso virando uma anã branca. Durante este período de tristeza Varl foi bombardeado por asteróides, tornando-o inóspito. Esta crença confere aos hutts grande orgulho e arrogância por terem sobrevivido aos seus deuses.

    14.000 ASW4 - Os Vultans elevam sua sociedade desenvolvendo comércio interplanetário.

    A espécie Sith desenvolve o que será posteriormente conhecido como a base da tecnologia do Holocron.

    O império Herglic de comércio se estabelce em Lamuir IV, logo após ele abandonará o planeta.

    13.975 ASW4 - Batedores de Duros descobrem os Sneevel de Sneeve.

    13.720 ASW4 - O império Herglic ruina.

    13.000 ASW4 - A Hosk Starion é vendida ao setor privado.

    Lan Barell é descoberta por batedores da Velha República e é colnonizado pela Gaminne Group Inc. numa operação de mineração. Os membros humanos da GGI vagarosamente desenvolvem relações pacíficas com os locais Qieg, desenvolvendo um governo Qieg-humano.

    12.989 ASW4 - A Guarda Ailon Nova é criada.

    12.770 ASW4 - Os Herglics retornam a Lamuir IV.

    12.720 ASW4 - O Setor Tapani entra no que será posteriormente conhecida como a Era Colonial, no qual os primeiros colonizadores começam a comercializar com os Herglics.

    12.500 ASW4 - A sociedade Twi'lek aceita a prática do comércio de escravos.

    12.031 ASW4 - Por este período (ou nos anteriores), uma colônia de vermes espaciais se depara com Erkaron, uma lua de Genarius no sistema Cularin e começa a se alimentar do metal do interior do satélite. Quando p metal é exaurido as criaturas se deslocam abandonando seus túmeis e deixando pouca evidência de sua existência.

    12.000 ASW4 - Ord Mantell é estabelicido como posto militar para Velha República.

    Com a colonização inicial de Ord Mantell, Mantellian Svavrips, seres conscientes, são forçados a voltarem a selvageria.

    11.708 ASW4 - O Setor Tapani entra no que será conhecido como a Era dos 12 Reinos, no qual o poder passa de Pelagon para cada um dos planetas, que se organizam em reinos regionais. Durante este período as primeiras colônias de dos planetas da periferiasão criadas como zonas de reforço para o espaço Herglic e o primeiro contato é estabelecido com Mrlssti.

    11.700 - 10.000 ASW4 - O Holocron Sith que será propriedade do Mestre Jedi Odan-Urr é criado

    A espécie Kathol (também conhecidos como precursores) desenvolvem um dispositivo chamado Codex, que pode detectar, quantificar e manipular a Força. A ativação deste dispositivo chama a atenção a um poderoso Jedi Negro que vê o dispositivo como um meio para aumentar seu poder. Ele vai até Kathol e através de suas habilidades escraviza o povo. Este fato não passa despercebido pelo Cavaleiro Jedi Halbert que convoca outros Cavaleiros para derrubar o reino do adepto do Lado Negro. O conflito entre os Jedi da Luz e o Jedi do Lado Negro e seus asseclas Kathol culmina na sobrecarga de um portal de hyperspace gigante destinado a lançar naves Kathol e com a morte do Jedi Negro.

    10.000 ASW4 - Vall Kumauri tenta criar seu próprio Império na periferia da República Velha, o Império, quase bem sucedido, fracassa.

    Em Lazerian IV, criaturas marinhas se desenvolvem na raça Akwin.

    O povo de Thokos coloniza Ammuud, contudo eles irão progressivamente perder contato com sua colônia e ela cairá no esquecimento.

    Os Gran começam a documentar sua história.

    Os Anx de Gravlex Med criam um complexo e poderoso dispositivo para dispararem sua naves em órbita. Isso permite que os Anx viagem a sistemas próximos, eles fazem contato com os Shusugaunt, que conquistam os mundos do espaço Anx e os escravizam. Quando em Gravlex Med, a alta gravidade do planeta desorienta os Shusugaunt e eles deixam o planeta e abandonam os seus escravos Anx.

    A Grande Biblioteca de Ropagi II é construída.

    A HoloNet é construída, tomando o lugar dos antigos hypertransceivers.

    A Grande Biblioteca é inaugurada pelos Ropagu, próximo a cidade de Ebyl, em Ropagi II. A biblioteca está repleta de da história Ropagu, mas uma vez que os Ropagu não se envolveram muito com a comunidade galática, a biblioteca não contém muitas informações sobre a Galáxia.

    O principal deus Yuuzhan Vong, Yun-Yuuzhan, cria Vua'sa, o primeiro Mestre de Guerra. Vua'sa é ser derrotado por um Yuuzhan Vong, a raça passa a assumir os seus encargos, sendo os escolhidos pelos deuses que lhe concedem vários dispositivos bio-tecnológicos. Logo após isso os clãs Vong batalham entre si durante quase um milênio.
    Contudo isso é uma lenda Vong. Na verdade as armas bio-tecnoçógicas dos Vong foram obtidas dos conhecimento biológicos dos Quang Quasha.

    Graaa'shad, um espírito de fogo que vivia nas profundezas das florestas de Kashyyyk, captura o guerreiro wookie Urothko para matá-lo. Contudo, Stalpaac intervém atirando no espírito com uma besta. Graaa'shad foge e jura vingança. Após o confronto Urothko empenha sua vida a Stalpaac, uma vez que o wookie mais velho arriscou sua própria vida para sálva-lo. A história de espalha rapidamente pelas vilas do planeta e a tradição da dívida de vida dos Wookie é criada.

    Os Advozec de Riflor fazem contato com a República desenvolvendo hyperdrives primitivos.

    9.997 ASW4 - Em Pachi a Fortaleza de Barlos é construída.

    9.990 ASW4 Os primeiros sabres de luz são criados, um deles posteriormente cairá nas mãos de Leia Organa por intermédio de Vima-Da-Boda, uma descedente de Vima e Andur Sunrider.

    A prática Jedi de trocar sabres de luz conhecida como Concordance of Fealty se torna parte de seus rituais.

    9.988 ASW4 - Uma coalisão de forças se rebela contra a República, mas são derrotados. Os rebeldes deixam a Velha República e acabam colonizando Adumar, próximo ao Wild Space.

    9.500 ASW4 - A sociedade Hutt adota uma nova lei (que depois será conhecida como a Velha Lei), que permite que disputas sejam decididas por um único combate, na tradição de duelo Hutt.

    9.000 ASW4 - Baseados em um convite de uma delegação de Duros, a civilização Tunroth se agrega a Velha República.

    Neste período é considerada a extinção dos Fraii Wys, deivdo a uma falta de documentações deles deste ponto em diante.

    8.000 ASW4 - A Velha República coloniza um novo planeta que é nomeado como Elrood devido a um Senador da República que lutou pela capitalização da colonização.

    Em Merisee, mudanças climáticas e geológicas criam uma ponte terrestre entre dois continentes previamente separados, levando a um periodo de derramento de sangue entre os habitantes dos dois continentes - Teltiors e Meris.

    Um shamã Sullustan realiza uma pintura em uma caverna baseado na sua visão de Palpatine ascendendo ao poder.

    Piratas Corellian acidentalmente descobrem o sistema Goroth enquanto tentam escapar de uma fragata da República. Os piratas começam a contrabandear tecnologia para os curiosos nativos de Goroth em troca de vários metais. Posteriormente os Ithorians descobrem o planeta, alertando a República.

    Um posto avançado da República é estabelecido em Malastare, atraindo a atenção de alguns colonizadores Gran. A colonização em larga escala não acontecerá por alguns milênios.

    Os Advozsec de Riflor constroem Dozu Lam como um centro de evacuação no caso de uma catástrofe planetária.

    7.700 ASW4 - A situação em Merisee piora conforme as tentativa de cada lado em colonizarem as terras do outro lado. O resultado é um conflito em larga escala.

    7.600 ASW4 - Ajudados pelo programa de aculturação Republicana, Goroth se torna capaz de realizar viagens espaciais.

    7.500 ASW4 - Goroth se junda a República.

    7.328 ASW4 - O setor Tapani entra na Era da Dinastia, no qual o principe Shey Tapani se ergue do Reino Melanthan para unir o setor em uma série de guerras sangrentas. Ele torna Procopia sua nova capital , enquanto os 12 reinos são reorganizados como casas nobres subordinadas ao Império Tapani. Tapani se une a República.

    7.308 ASW4 - Shey Tapani estabelece o calendário Tapani que é readequado para suportar o calendário Galático, mas com nomes locais.

    7.299 ASW4 - Um Corellian chamado Rabban leva a primeira colônia humana ao sistema Ishana e batiza o planeta colonizado com seu nome.Na tentativa de colonizar o quarto planeta do sistema, os humanos o encontram já colonizado pelos S'krrr.

    7.032 ASW4 - Os Gungan em Naboo, após um confronto violento pela terra com outra espécie, são desviados para debaixo d'água, onde se expandirão. (conjecture based on Episode I Incredible Locations)

    7.000 ASW4 - A guerra em Merisse leva a criação de métodos médicos avançados em benefício de ambos os lados do conflito. Um grupo de Merisse consegue estabelecer a paz.

    Em Arkania a biblioteca Sith de Veeshas Tuwan é aberta.

    Os Trandoshan tentam colonizar Kashyyyk esperando estabelecer colônias. Eles são rechaçados pelos Wookies, que aproveitama oportunidade para captar mais tecnologia das naves Trandoshan. Posteriormente eles fazem contato com os Corellians, que começam a explorá-los. Graças a intervenção diplomática de Alderaan a exploração cessa e Kashyyyk se junta à República. Uma vez membro da República, os Wookiee estabelecem um tratado mais justo com Corellia, adquirem a tecnologia do hyperdrive de Duros, estabelecem programas de estudos culturais nas universidades de Alderaan, comercializam com os Verpine processos de manufatura.

    6.950 ASW4 - A Velha República contata a sociedade Quermian, que está à beira da exploração espacial, tendo colonizado planetas próximos.

    6.900 ASW4 - Os Quermians se tornam membros ativos da comunidade galática.

    6.299 ASW4 - Devido a interação com os S'krrr um sistema de castas se desenvolve em Rabaan, colocando guerreiros nos status mais altos.

    6.000 ASW4 - A Rainha de Offens nasce.

    Após perceberem que seu planeta esta dando sinais de auto-destruição, os Miralukan econtram um novo lar no planeta Alpheridies.

    O Império Sith utiliza besouros gigantes (do tamanho de Banthas) chamados Silooths na Batalha de Kalsunor.

    Após um milênio de conquistas, subjugando tantos vizinhos quanto possível (e evitando planetas da República), o Império Sith alcança o ápice de sua expansão e poder. Sem inimigos para derrotar, os Sith se lançarão em batalhas internas.

    5.997 ASW4 - Uma Guerra entre os Jedi da Luz e do Lado Negro começa. Esse período será conhecido como Cem Anos de Escuridão.

    5.975 ASW4 - Os Kel Dor de Dorin se unem a República. Superstições baseadas no uso da Força no planeta alimentam o conhecimento dos Jedi. (conjecture based on Star Wars: The Roleplaying Game-"Alien Anthology")

    5.897 ASW4 - Os Cem Anos de Escuridão se encerram.

    5.528 ASW4 - Uma nova rota no Setor Tapani é aberta pelos Sullustan.

     5.500 ASW4 - Os Jardins Sikadian são fundados em S'krrr.

    5.200 ASW4 - Marka Ragnos e Simus lutam pelo controle do Império Sith. Em uma luta Simus é decapitado por Ragons, mas consegue sobreviver graças à magia Sith - sua cabeça é mantida viva em um jarro.

    5.100 ASW4 - Ragnos é declarado Lorde Negro do Sith e fará com que os outros Sith foquem sua atenção sobre ele ao invés de uma expansão que deestruiria o Império Sith.

    5.033 ASW4 - Zippa toma posse de um Holocron Sith a partir desta era.

    Um Jedi entra no hyperspace e acba colidindo em Yashuvhu, nas Regiões Desconhecidas. O Jedi se supreende em encontrar o mundo habitado por humanos, parte de uma colônia que havia perdido contato em tempos atrás. Incapaz de deixar o planeta, ele se estabelece lá, criando uma linha Jedi hereditária.

    5.032 ASW4

    Em Naboo, os Gungan Ankura e Ottola se unem.

    Como símbolo de sua nova união, os Gungan constróem Otoh Gunga no Lago Paonga.

    Quase ao mesmo tempo em que os Gungan se unem, a civilização que os forçou migrar para debaixo d'água perece, deixando inúmeras ruínas na superfície de Naboo.

    5.020 ASW4 - Odan-Urr nasce.

    Gav e Jori Daragon nascem em Cinnagar.

    5.014 ASW4

    Ikree, a filha de do Imperador-Rei de Nazzar Prrit Qabaq, determina seu auto exílio conhecido como "boqeri".

    5.012 ASW4 - A civilização Nazzri experimento um período de dificuldades econômicas e políticas.

    5.007 ASW4 - A Academia Caridian é embrasada com o símbolo da Marinha da Velha República.

    5.003 ASW4 - As companhias de mineração começam a embarcar trilhões de Ore aos planetas Centrais anualmente.

    5.002 ASW4 - Gav e Jori Daragon preferem continuar trabalhando com seus pais como navegadores do hyperspace do que ir a Coruscant e iniciar treinamento Jedi.

    A civilização em Nazzar passa de uma monarquia dirigida por um Imperado-Rei para forma de teocracia oligarquica, domina pelos chefes de 14 seitas religiosas, os Ulzira.

    5.000 ASW4 - Ood Bnar nasce em Myrkr.

    Um ex-executivo da Corellian Engineering Corporation forma a Corellia StarDrive.

    Nesta época, os Tarong realizam seu primeiro contato com outros seres conscientes em Iri e Disim.

    Nesta era, os ancestrais de Raith Sienar constróem Naves de Guerra para a Imperatriz Teta durante as Guerras de Unificação, lucrando o suficiente para deixar sua família rica por gerações.

    Arqueólogos da República descobrem esqueletos da espécie Anx de centenas de anos no planeta Shusugaunt, no setor Raioballo. Logo depois, os Anx são descobertos em seu planeta natal, Gravlex Med.

    A estrrla Ku'Bakai causa um desastre ecológico em Kubindi, levando a maioria das espécies dominantes do planeta à extinção.

    Duros descobre o planeta Adner e seus nativos Adnerems.

    Por esta época, a estrela conhecida como Din se transforma em uma supernova no Setor Modell. É diro que sua radiação é um catalisador para a mutação genética dos saqueadores Sanyassan.

    A Velha República descobre o Sistema Epidimi.

    Os Jedi enfrentam os transmorfos Stennes. Percebendo que eles são uma ameaça, os Jedi aniquilam a espécie.

    Batalhas espaciais ocorrem sobre Tatooine, espalhando destroços que seram enterrados nas areias do planeta.

    Os exploradores galáticos Gav e Jori Daragon descobrem o Império Sith. O Lorde Naga Sadow derrota Ludo Kresh e usa de artifícios para enganar os outros Lordes Sith de mesma posição para levá-los a crer em uma força de invasão da República. Através deste ardil Naga assume a posição de novo Lorde Negro do Sith. Seduzidos pela possibilidade do poder, Gav e Jori conduzirão o Império Sith à República.

    Centenas de Mestres Jedi se reúnem em Arkania para destruir a biblioteca Sith de Veeshas Tuwan.

    4.996 ASW4 - Willm Lywin conduz um Jedi Praxeum instalado em uma nave espacial.

    Um grupo secreto chamado Jedi Shadows, que se dedica a reunir informações do Lado Negro da Força, incluindo o Sith, é formado. Eles são frequentemente encarregados de se infiltrarem em território Sith a fim de obter informações.

    4.995 ASW4 - A Liga de Comércio Klatooinian é formada.

    4.990 ASW4 - A invasão Sith, comandada por Sadow, começa. Vários mundos, inclusive Coruscant (centro da República) são tomados. Gav Dragon, todo o tempo ao lado de Sadow, percebendo a carnificina que causou, engana o Lorde o suficiente para que a batalha vire. Gav é morto, a frota da República segue os Sith enquanto estes recuam para os seus territórios. Sadow é obrigado a exilar-se em Yavin-4. Em experiências com alquimia lideradas por Sadow os Sith restantes de Yavin-4 degeneram-se em uma espécie chamada de Massassi.

    4.700 ASW4 - Outro Holocron Sith é encontrado pelos Jedi.

    4.600 ASW4 - Odan-Urr assume a liderança da presidência da congregação Jedi - que durará 600 anos.

    4.596 ASW4 - Willm Lywin desembarca em Teya IV e começa seu treinamente, prevendo também um Praxeum Jedi no planeta.

    4.500 ASW4 - Uma série de batalhas ocorre em Calamari, entre os seres da superfície Mon Calamari e os sub-áquticos Quarren. Os primitivos Quarren sentem inveja dos avançados Calamari e são conduzidos por um orgulho fanático. A despeito da diferença, os Quarren lutam até que apenas um milhão de espécimes prisioneiros sobrevivam. Os Calamari tentam igualar as duas espécies separando os jovens Quarren e ensinando-lhes durante uam década. Depois de findado o período eles são devolvidos aos mais velhos. Os jovens são obrigados a matar os mais velhos e radicais, restabelecendo sua civilização e vivendo em paz até a Era Imperial.

    4.470 ASW4 - Freedon Nadd, aprendiz Jedi de dedicação e entusiasmo inigualáveis, se aproxima do que acredita ser o fim de seu aprendizado e promoção ao nível de Cavaleiro. Quando a hora se aproxima, os Mestres se recusam a lhe conceder o grau de Cavaleiro. Desorientado, ele procura a orientação da Mestra Matta Tremayne, que lhe diz que "algumas coisas você deve encontrar por você mesmo", não lhe informando o real motivo de sua rejeição. Enfurecido, Nadd mata Tremayne, rouba uma nave e segue em direção aos mundos do antigo Império Sith.

    4.400 ASW4 - Chamma assume o grau de Cavaleiro Jedi, mas sua primeira missão é um fracasso e ele entra em isolamento.

    Freedon Nadd, possuído pelo Lado Negro, vai a Yavin IV e confronta os Massassi e os força a relembrar sua herança a serviço de Naga Sadow. Os Massassi então conduzem Nadd ao local de repouso do espírito de Sadow, que desperta e o ensina as artes Sith. Após acumular muito conhecimento, Nadd ruma a Onderon e começa seu reinado Sith.

    4.398 ASW4 - Freedon Nadd morre em Onderon.

    4.350 ASW4 - As Beast Wars de Onderon começam, onde os exilados da capital Iziz, dominada pelo Lado Negro, combatem a cidade.

    4.300 ASW4 - Chamma é retirado do seu isolamento pelo Mirakulan Jedi , Noab Hulis.

    4.200 ASW4 - Mineradores vão a Tatooine, estabelecendo Anchorhead. As operações duram poucos anos, com poucas pessoas permanecendo no planeta. Dentro de poucos séculos, não existem humanos no planeta. Durante o currto período da estada humana em Tatooine, os Jedi Sidrona e Dace Diath são descobertos.

    4.197 ASW4 - O cataclisma Vultar tem lugar, durante o qual existe outra divisão entre os Jedi da Luz e do Lado Negro.

    Os Massacres Gank tem lugar.

    4.150 ASW4 - Os Lorell Raiders se instalam no aglomerado de Hapes.

    4.068 ASW4 - Rainha Amanoa de Onderon nasce.

    4.059 ASW4 - Jev Sunrider serve como Cavaleiro Jedi no sistema Darada.

    4.050 ASW4 - No que será conhecida como as Campanhas Hyabb-Twith, um grupo de Cavaleiros Jedi enfrenta os saqueadores Nelori no Corredor de Hyabb-Twith. Arca Jeth tem um papel fundamental no confronto.

    A primeira Rainha Mãe Hapan faz do planeta Hapes a capital de Hapes após os Cavaleiros Jedi ajudarem a libertar as mulheres da cultura sexisista do consórcio.

    4.048 ASW4 - Drokki Kira é expulso de Iziz e se junta aos Beast Lords de Onderon.

    4.040 ASW4 - Novar nasce em Onderon.

    4.028 ASW4 - Novat ganha a preferência da corte de Ommin e começa a estudar em Ov Taraba.

    4.021 ASW4 - Andur Sunrider nasce.

    4.020 ASW4 - A Liga Brentaal começa a expandir sua rotas de hyperspace na Expansion Region.

    4.018 ASW4 - Oron Kira nasce em Onderon.

    Ulic e Cay Qel-Droma nascem em Alderaan.

    Com a morte de seu pai, Ommin toma posse do trono de Onderon e se casa com Lady Amanoa, filha de um nobre abastado. Assim como os reis anteriores de Onderon, Ommin começa seu estudo nas artes Sith sob a tutela de Freedon Nadd e vai muito além do que seu pai lhe ensinou.

    Descobrindo os estudos de Ommin, Amanoa concorda em ajudá-lo na esperança de trazê-lo de volta à luz, mas ela mesmo acaba sendo corrompida pelo Lado Negro.

    4.017 ASW4 - Keval Raffan nasce em Chandrilla.

    4.016 ASW4 - Galia, filha de Ommin e Amanoa, nasce em Onderon.

    Novar retorna de Ov Taraba e se torna assistente do Rei Ommin.

    4.013 ASW4 - Novar se torna ministro de Estado de Onderon.

    4.012 ASW4 - Vici Ramunee nasce em Alderaan.

    4.009 ASW4 - Veni Ramunee nasce em Alderaan.

    O Cavaleiro Jedi Jev morre em Krayss II.

    4.008 ASW4 - O espírito de Jev Sunrider aparece para Andur Sunrider e diz que ele deve se tornar um Jedi.

    4.005 ASW4 - Mineiros criam uma colônia no planeta Sundari e começam a comerciar com os recém chegados vizinhos de Garos IV.

    4.003 ASW4 - Novar convence o Rei Ommin a ensiná-lo mágica Sith.

    4.002 ASW4 - Exploradores da República Velha fazem contato com Onderon, onde negociantes de armas vendem suprimentos para os Beast Lords.

    O Jedi Vultan Oss Willum deixa o Mestre Arca em Stennes para ir morar com o Mestre Thon em Ambria.

    Andur Sunrider começa seu treinamento para ser um Jedi com o Mestre Chamma em H'ratth.